10 de janeiro de 2012

Ironia do futebol


O jogador italiano Simone Farina, atleta do Gubbio, time da segunda divisão italiana, rejeitou uma proposta de suborno e denunciou a oferta à Justiça. Com isso, o jogador ficou conhecido mundialmente e foi convocado para atuar na seleção Italiana.



Na cerimônia realizada nesta segunda-feira em Zurique, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, nomeou Farina embaixador do Fair Play, que foi o primeiro prêmio concedido na cerimônia.
Se formos analisar o fato, veremos uma grande ironia presente no futebol. Veja bem, o jogador rejeitou uma oferta ilegal para manipular um jogo de futebol. Um grande ato nos dias de hoje, em que grande parte dos atletas só querem ganhar dinheiro. Algo para ser recordado por muitos anos. Porém, é irônico o fato de que Blatter premiou ele por negar suborno. Podemos não ter provas concretas, mas, todos que são mais envolvidos com futebol sabem que suborno é uma coisa muito utilizada, seja para "comprar" árbitros para ganhar jogos, seja para "comprar" jogadores para fazerem o famoso corpo mole, ou seja para ganhar eleições
em um clube ou mesmo em grandes entidades como a própria FIFA.

Recentemente, vimos várias acusações de suborno na entidade maior do futebol, ou mesmo na CBF. Com isso, o futebol perde em beleza e em emoção, mas "ganha" em guerra nos bastidores. Por isso, acredito que Blatter deu o prêmio à Farina, não só pelo grande ato realizado pelo jogador, mas sim para aliviar um pouco a pressão em cima da entidade, e fazer os olhos da imprensa, olharem para o lado oposto aos escândalos que estão acontecendo no futebol.
Parabéns Farina, são jogadores honestos como você que fazem do futebol, uma paixão mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário