17 de janeiro de 2012

Equipe por Equipe - Atlético Mineiro


Após um ano sem títulos e com torcida impaciente, Atlético entra em 2012 pensando somente em ter um ano muito melhor que o anterior.

O Atlético não mudou muito em relação ao time de 2011, foram poucas contratações. Por outro lado, houveram muitas dispensas. Abaixo, vamos ver quem chegou e quem saiu.

Quem chegou: Nikão, Leandro Donizete, Marcos Rocha, Escudero, Danilinho e Rafael Marques.

Quem saiu: Leandro, Daniel Carvalho, Renan Oliveira, Guilherme Santos, Toró, Didira, Marquinhos Cambalhota, Gilberto e Magno Alves.

Provável escalação do time titular:

Análise posição por posição:

Goleiro: Renan Ribeiro - Jovem goleiro de 21 anos teve um péssimo ano tanto profissionalmente como em sua vida pessoal. Falhou muito e a torcida no fim já estava sem paciência. É importante que na pré- temporada ele treine bastante. É jovem e pode dar a volta por cima, basta se esforçar. O seu reserva Giovani é fraco.O ideal seria a contratação de um goleiro mais experiente, para assumir a titularidade e com o isso Renan poderia ter mais tranquilidade para conseguir seu espaço aos poucos.
Observação: Não passa muito confiança, terá que surpreender.

Laterais: Marcos Rocha e Triguinho - Marcos Rocha que voltou de empréstimo do América tem a chance de reconquistar a torcida atleticana. Fez um belíssimo campeonato pelo coelho. Bastante ofensivo pode ser uma ótima arma alvinegra. Diferentemente de Marcos, Triguinho já não é mais um garoto e joga muito mais como terceiro zagueiro do que como realmente lateral. Fez um bom fim de ano pelo Galo na última temporada, mas seria importante a contratação de um lateral esquerdo, um que seja mais novo e aguente a sequência de jogos. Richarlyson é o reserva na esquerda, péssimo dos péssimos, só atrapalha. Carlos César é um bom reserva na direita. Com estilo de jogo parecido com o de Marcos Rocha.
Obsevação: Podem ser muito úteis se bem colocados em campo. Necessita de um lateral esquerdo.

Zagueiros: Réver e Léo Silva - Fizeram um primeiro turno desastroso, o time tomou muitos gols  e falharam muito. Réver chegou até mesmo a ser reserva. No fim do ano, o time melhorou e a zaga acertou,  Réver começou a ser até mesmo convocado pela Seleção e se valorizou. Possíveis rumores de sua saída foram desmentidos e ele continua no Galo.Tem tudo para fazerem um belo ano, são altos e bom cabeceadores.Na reserva Werley e Rafael Marques, o primeiro não me agrada muito, já o segundo é um bom reserva, apenas isso.
Observação: Assim como os meias, se encaixarem podem fazer um ótimo ano.

Volantes: Pierre e Fillipe Soutto - Para mim é uma das melhores duplas do país, combinam raça,classe e amor ao clube. Pierre chegou no meio do ano passado e rapidamente conquistou a torcida atleticana com muita raça.Acertou a parte defensiva. Depois de uma novela envolvendo sua troca, o Atlético liberou Daniel Carvalho para ter o volante por 3 anos. Já Soutto foi uma das revelações do ano passado, volante com boa saída de bola e com ótimo passe, chegando bem também ao ataque. No banco deve ficar o contratado Leandro Donizete, que é um bom jogador, conhecido pela torcida do coxa por ser um guerreiro em campo. Dudu Cearense ( ou Dodói Cearense) passou o ano no DM e vai tentar buscar seu espaço, assim como Serginho que faz muitas faltas, erra muitos passes e toma muitos cartões. Para mim os dois podiam ir embora. 
Observação: A dupla tem tudo pra fazer um ano brilhante.

Meias: Bernard , Danilinho, Escudero - Bernard atuou bem pelo Galo no último ano, tendo que entrar na fogueira e se saindo bem. Pecou nas finalizações, porém ajudou muito o time. Danilinho é outro jogador que volta ao Galo. Virou ídolo no México e agora terá a missão de ajudar o time a fazer gols e jogar bem. É  veloz e habilidoso. Escudero que esteve no último ano no Grêmio , chega como o 10, não é o esperado mas se jogar como jogou no Vélez, pode ser muito útil. Mancini e Nikão devem ficar no banco.Cuca já revelou seu desejo de testar Nikão, apontado como craque a alguns anos na base do Santos. Mancini devia ter saido, mas ficou. Terá que correr muito pra reconquistar a torcida. É um meio campo carente de opções, mas o time pode variar o esquema de jogo colocando mais atacantes.
Observação :  Em um time encaixado, podem funcionar muito bem juntos. Mas ainda falta alguém decisivo.

Atacantes: André, Guilherme, Berola - André chegou com aprovação da torcida, marcou logo na estréia e depois apagou junto com o time. No fim do campeonato jogou bem, mesmo não sendo um jogador ótimo, considero importante para equipe, sabe colocar a bola pra dentro. Guilherme chegou com  a torcida desconfiada, e terminou o ano com a torcida de saco cheio. Poucos gols e poucas aparições, esse foi Guilherme em 2011 que ficou mais tempo no DM do que em campo.Tentará este ano conquistar a torcida com gols. Neto Berola tem tudo pra ser o atacante que todo treinador gostaria de ter, mas não é. Não consegue jogar mais que 60 minutos por problemas musculares, mas foi e será muito importante para o Galo em 2012. É rapido,driblador e consegue fazer uma boa quantidade de gols. É um ataque que se todos estiverem 100% pode dar muito trabalho para as defesas adversárias.Falta alguém com mais experiência e decisivo.


Abaixo vai minhas suposições.
Estilo de jogo: Ofensivo e muito veloz.
Observações : Ainda falta algumas peças para brigar com outros times de igual para igual. Pode embalar e fazer bonito nas competições. Tem algo que poucos tem, torcida presente e apaixonada. Time que quando entra em declinio, não consegue se reerguer rapidamente, um trabalho precisa ser feito para impedir que isso abale nos torneios.

Espero que gostem, este é o MEU estilo de análisar os times. Cada um tem o seu e espero que este agrade. Comente e diga oque achou sobre o post.
Grande Abraço!

Um comentário:

  1. Bacana a análise. Acho que o Galo vai jogar sem centro-avante.
    www.notigalo.com

    ResponderExcluir