21 de janeiro de 2012

Equipe por Equipe - Cruzeiro

A equipe celeste, que no início de 2011 começou com tudo, ganhando todos os jogos, sendo inclusive considerada a melhor equipe brasileira naquele momento, decepcionou, e muito, a China Azul no decorrer do ano. Tudo começou a dar errado para o Cruzeiro após sua precoce eliminação na Copa Libertadores diante do Once Caldas. Jogadores ficaram abalados e o time já não apresentava mais aquele futebol encantador. Longe disso, a equipe entrava em uma fase tão ruim, que ao final do Brasileirão o Cruzeiro lutava para não cair.
Lutava para não cair? Isso mesmo! A mesma equipe que desde 2007 figura entre os classificados para a Copa Libertadores, que em 2009 chegou a final do torneio, mas infelizmente perdeu, e que em 2010 ficou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro lutava contra o descenso.
Mas o Cruzeiro mostrou que é time grande, e time grande não cai. Garantiu sua permanência na série A goleando o Atlético-MG, seu maior rival, por 6 a 1, na última rodada do campeonato.
Para 2012, a equipe, apesar de ter perdido alguns jogadores importantes no decorrer de 2011, como o lateral direito Jonathan, o voltante Henrique, o zagueiro Gil e o atacante Thiago Ribeiro, trouxe alguns bons nomes e manteve seu principal jogador, o argentino Montillo, almejado por muitas equipes. Além de Montillo, o goleiro Fábio, o qual considero o grande ídolo deste time, permanece no clube.
Confira quem saiu e quem chegou ao Cruzeiro nesta janela de transferências:

Chegou - Marcos(lateral direito) ; Mateus(zagueiro) ; Thiago Carvalho(zagueiro) ; Gílson(lateral esquerdo) ; Amaral(volante) ; Diego Arias(volante) ; Rudnei(volante) ; Marcelo Oliveira(volante) ; Walter(atacante) ; Jackson(lateral direito).

Saiu: Fabrício(São Paulo) ; Jajá(Boa Esporte) ; Farías(negociando com o Independiente) ; Naldo(investidores que detinham seu passe o repassaram ao Grêmio) ; Marquinhos Paraná.

Confira agora os jogadores que devem ser os titulares da equipe:

Goleiro - Maior ídolo celeste da atualidade, Fábio passa segurança para equipe e é, na minha opinião, o melhor goleiro do Brasil.

Zagueiros : Victorino e Léo devem formar a dupla de zaga celeste. Dois excelentes zagueiros.

Laterais: Gílson na esquerda e Diego Renan na direira. Ambos apoiam bastante. Diego precisa melhorar sua marcação. Equipe ainda conta com o lateral direito Jackson, recém chegado.Cruzeiro precisa buscar novos nomes pra reforçar suas laterais.

Volantes: Leandro Guerreiro e Diego Arias. Ótimos marcadores que ainda possuem bom toque de bola. Além de marcar forte, saem bem para o jogo.

Meias: Na armação vai depender de Vágner Mancini. Ele pode escalar Montillo e Roger juntos, ou colocar um terceiro volante para atuar ao lado do argentino. Montillo dispensa comentários, excelente jogador. Roger, muito conhecido por se lesionar facilmente, vem mantendo certa regularidade e quando tem oportunidade, costuma não decepcionar. Atuando com três volantes o Cruzeiro perde um pouco da armação, mas costuma se adaptar bem à formação.

Atacantes: A equipe celeste tem em seu ataque apenas um velocista: Wallyson, jogador muito importante para o clube. Walter, centroavante ex-Porto-POR, é novidade na Toca II. Jogador forte, que pode fazer um trabalho de pivô interessante, além de dar opções nas bolas aéreas. Walter chega pra disputar posição com Bobô, Wellington Paulista e Anselmo Ramón.


 A equipe celeste vem forte para esse ano de 2012. Apesar de entre os contratados não ter nenhum nome de expressão, são em sua maioria bons jogadores que se destacaram em suas equipes. O primeiro desafio do Cruzeiro é o Campeonato Mineiro. Torneio este que vem sendo dominado pela equipe celeste, que venceu três das últimas 4 edições.


Detalhe para a grande equipe celeste, que em 2003, além da conquista do mineiro, ganhou o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Conseguindo assim, a chamada tríplice coroa.

Torcedor Cruzeirense, é possível repetir esse feito em 2012?  Eu acho difícil, apesar de o Cruzeiro atual ter uma equipe forte, não se compara ao time de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário